« Home 

sexta-feira, abril 14, 2006 

O Chá



O Chá é bebido há séculos e a sua origem remonta à China.
Conta a lenda que a árvore do chá foi descoberta, no ano 2737 a.C., por acaso, quando o imperador chinês Shen Nung, mais conhecido como o "Curandeiro Divino" ou o"Pai do Chá", dava um passeio pelas suas propriedades.
O Imperador pediu a determinada altura que os seus servidores lhe fervessem um pouco de água enquanto descansava à sombra de uma árvore. Foi precisamente dessa árvore que uma folha ter-se-á solto e caído dentro da taça de água fervida. Sem reparar, o Imperador bebeu, sendo dessa forma que nasceu a primeira chávena de chá.
Terá sido este imperador que criou a medicina natural ou ervanária, testando ele próprio uma enorme variedade de bebidas medicinais à base do chá.
Basicamente, o chá origina-se nas folhas verdes de árvores denominadas Camellia sinensis nativas da China e muito comum em zonas de climas tropicais e semi-tropicais.Para se chegar à infusão estabelecida nos dias actuais, houve modificações desde a confecção do produto, quanto à torrefacção e prensagem, até à distinção entre os chás verdes e pretos que conhecemos bem.
O chá divide-se em três variedades, segundo o grau de fermentação das folhas: verde, negro e oolong.

Inicialmente o Japão foi o responsável pela divulgação da utilização do chá, fora da China. A importação do chá para a Europa foi estabelecida pelos holandeses e portugueses no sec. XVI. Posteriormente o chá entrou na Rússia, Alemanha, França e em toda a Europa.Na América do Norte o chá chegou através da emigração de europeus que transpuseram o hábito de bebê-lo para o novo Continente.
Em território português, em 1874, chegaram aos Açores (Ilha de S. Miguel) as primeiras sementes de C. sinensis- a planta do chá- e, alguns anos mais tarde, foram chamados dois especialistas chineses que se dedicaram a ensinar aos fabricantes locais as técnicas de preparação das folhas. Chegaram a funcionar na Ilha de S. Miguel mais de uma dezena de plantações com fábrica própria. Entre elas encontrava-se a Gorreana que é actualmente, a única plantação com fábrica de chá de toda a Europa. Em Portugal também se experimentou a plantação de C. sinenses nomeadamente no Minho e no Alentejo.
Hoje restam apenas algumas destas plantas, que existem com carácter ornamental.Existem actualmente cerca de três mil variedades de preparações para a infusão, embora os verdadeiros chás tenham sempre um ponto de partida: as folhas da Camellia sinensis, que é o seu nome científico.Produzidas em mais de 25 países, sobretudo na China, Índia, Indonésia, Quénia, Malawi e SriLanka.Os Açores são o único ponto da Europa onde o chá é cultivado .
O chá é um alimento de origem vegetal. Algumas investigações levam a crer que a ingestão de chá, incluída numa dieta saudável, pode diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crónicas como o cancro, as doenças cardíacas e o ataque cardíaco.
Catarina de Bragança (Vila Viçosa, 26 de Novembro 1638 - Lisboa, 30 deNovembro 1705) foi uma princesa de Portugal e rainha consorte de Inglaterra e da Escócia através do seu casamento com o rei Carlos II da casa de Stuart.Catarina era filha do rei D. João IV de Portugal e da sua mulher D. Luísa de Gusmão; os seus irmãos foram os monarcas Afonso VI e Pedro II de Portugal. Catarina não foi uma rainha popular em Inglaterra por ser de confissão católica, o que a impediu, inclusivamente, de ser coroada. O seu dote trouxe a cidade de Bombaim e de Tânger para o domínio britânico.Todavia, a sua popularidade nos Estados Unidos da América era bastante elevada e era acarinhada pela população local, ao ponto de que, em sua homenagem, foi dado o nome de Queens a um dos cinco bairros da cidade de Nova York.O seu casamento foi negociado em Londres por D. Francisco de Melo, que depois foi ajustado com um tratado anglo-luso em 1661. A princesa embarcou no ano seguinte, celebrando-se o casamento em Portsmouth e seguindo depois para Londres. Perante o ambiente religiosamente hostil, a rainha manteve a sua fé e conseguiu que o seu marido abjurasse do anglicanismo numa cerimónia particular.
Catarina nunca deu à luz um herdeiro, apesar de ter estado grávida por várias vezes, a última das quais em 1669. A sua posição era dificil, já que Carlos continuava a ter filhos de suas amantes, mas insistiu que ela fosse tratada com respeito e recusou divorciar-se dela.Após a morte de Carlos, Catarina permaneceu em Inglaterra durante o reinado de James II e regressou a Portugal durante o reinado conjunto de William III e Mary II, já depois da Revolução Gloriosa, instalando-se no Palácio da Bemposta, que mandara construir.
Foi ela a responsável pela introdução do costume de beber chá em Inglaterra.Foi regente do reino de Portugal por duas vezes em 1704, enquanto D. Pedro II esteve ocupado com a Guerra da Sucessão da Espanha e, no ano seguinte, por algumas semanas durante a doença do irmão.
Morreu em Lisboa em 1705.
Texto elaborado por : Cátia Isabel Guerreiro
Nota:4,5

moreeeeee=)******O teU blog pode-se dizer k é mesmo d 1ma pipi sertinha!.............mas ta mtO girOh........vê se me dizes como é que se põe os blogs dos colegas no meu blog!............bjokas!***ADWT****

Enviar um comentário

About me

  • I'm **_k@ty_619**
  • From Beja, Ourique, Portugal
  • Sou amiga das pessoas de quem gosto, divertida, um pouco teimosa,frontal,talvez um pouco timida, espontanea, odeio quando dizem as coisas pelas costas e não são capazes de admitir aquilo que pensam, não gosto quando me mentem e penso que o resto quem me conhece bem é que poderá dizer....
My profile

Previous posts

Powered by Blogger
and Blogger Templates